Embora possa parecer complexo, o leilão de imóvel é um procedimento com baixíssimo risco e enormes oportunidades de adquirir imóveis por valores significativamente inferiores aos seu preços de mercado. Entenda!
Página do Autor:
Sócio fundador do Lage e Portilho Jardim, Rafael Lage é advogado com diversas especializações no campo do Direito, incluindo Civil, Empresarial, Ambiental e Urbanístico, e Direito de Energia. Além de coordenador no escritório das áreas cível, empresarial e ambiental, é professor de Direito Imobiliário e integra comissões do IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário).
NBR 17.170: A Norma de Garantias de Edificações explicada!
A NBR 17.170 (Norma de Garantias de Edificações) trouxe explicações técnicas sobre inúmeros conceitos de patologias construtivas, além de garantias específicas dos sistemas, elementos e componentes, não abrangidas pelo prazo legal de garantia. Neste artigo, destrinchamos a nova norma, cuja compreensão é obrigatória a todos aqueles que atuam com incorporações imobiliárias.
Alteração da outorga onerosa do direito de construir em Belo Horizonte: 5 modificações do PL 508/2023
Quando escrevemos sobre o Plano Diretor de BH, há 2 anos, previmos que o mercado imobiliário passaria por dificuldades com a redução geral do coeficiente de aproveitamento básico para 1,0 e uma fórmula de precificação da ODC desvantajosa para o empreendedor. Veja as necessárias alterações da outorga onerosa do direito de construir, trazidas pelo PL 508/2023.
Ações possessórias em casos de invasão de imóvel
“Meu imóvel foi invadido. E agora?” Infelizmente, essa pergunta é cada dia mais comum no Brasil, diante de uma sociedade tão desigual. No entanto, previsto pela Constituição em igual hierarquia ao direito à moradia, está o direito à propriedade, que deve também ser protegido. Veja o exemplo real, em Belo Horizonte, no qual uma atuação diligente e proativa foi capaz de mitigar significativamente o prejuízo de um proprietário vitimado.
A possibilidade da venda de bens do espólio sem autorização judicial
É muito comum os herdeiros não terem recursos para iniciar o inventário, porque ainda não podem usufruir da herança. Neste cenário, o caminho é judicializar o inventário e requerer autorização judicial para vender algum bem do espólio. Contudo, recente provimento da CGJ-TJRJ vem gerando discussões sobre a venda de bens do espólio pelo inventariante sem autorização judicial.
O Condomínio de Lotes pós Lei 14.382/2022
Quando escrevemos, há pouco mais de um ano, sobre as características principais do condomínio de lotes, a sua principal fonte normativa, qual seja, o artigo 1.358-A do Código Civil, trazia em seu parágrafo segundo a determinação de que seria aplicável, no que couber,...
Construção por empreitada e por administração: entenda as principais diferenças
A incorporação imobiliária admite dois regimes de obra distintos: por contrato de empreitada e por administração. Neste artigo abordamos as diferenças entre eles, bem como as principais vantagens e desvantagens – tanto do ponto de vista da incorporadora/construtora, quanto dos adquirentes dos imóveis na planta.
Assembleia de instalação de condomínio
Se a sua incorporadora está prestes a entregar uma obra e você tem dúvidas sobre a Assembleia de Instalação de Condomínio, você está no lugar certo. Nosso guia explica quando realizar a primeiríssima assembleia de um condomínio edilício e todos os temas que devem necessariamente ser abordados na reunião; além de outros que, apesar de não serem obrigatórios, são cruciais para uma boa impressão para os condôminos.
A Área de Preservação Permanente (APP) – Definição, funções e espécies
É razoavelmente comum em empreendimentos imobiliários a intervenção em APP (Área de Preservação Permanente), espaço protegido e altamente regulado contra a atividade humana. Uma APP tem como objetivo manter a área em suas condições nativas ou prover as condições para que a própria natureza se recupere. Veja a definição legal, principais funções e espécies de APP.
Construção abandonada: a solução é mais simples do que parece para acabar com os esqueletos urbanos
Você já deve ter visto na sua cidade alguma construção que esteja com uma aparência de abandono, passando a impressão de “descaso” ao local, desvalorizando todos os imóveis da intermediação e atraindo acúmulo de lixo e animais transmissores de doenças. Veja como o prosseguimento e conclusão de uma construção abandonada pode ser mais simples do que se imagina.