O escritório Lage e Portilho Jardim, representado pelo sócio Daniel Portilho Jardim e pela advogada Fernanda Soares, estará presente na CONFUT Sudamericana, o maior evento da indústria do futebol no continente.
Reunindo os principais atores do mercado para debater as questões mais relevantes e atuais do segmento, a CONFUT ocorreu durante os dias 14 e 15 de julho de 2022, em São Paulo. Eis alguns dos temas que serão abordados:
- O uso da inteligência artificial para o aumento da saúde e do rendimento dos atletas;
- Novas formas de monetizar a experiência do torcedor;
- Gestão de riscos e seguros para a proteção legal e financeira no futebol;
- Segurança jurídica;
- Resolução de conflitos;
- A internacionalização do futebol brasileiro e os negócios internacionais;
- A evolução do futebol feminino no continente sul-americano;
- O metaverso no futebol.
Serão mais de 100 palestrantes e haverá representantes de clubes nacionais e internacionais e de entidades como a ALAGID (Associação Latino-Americana de Gestores de Instalações Desportivas), o IIDD (Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo), a Universidade do Futebol e a ANCF (Associação Nacional de Clubes de Futebol).
Revista da CONFUT
Uma revista exclusiva para o evento foi produzida com diversos artigos sobre os temas a serem abordados durante a CONFUT e o escritório Lage e Portilho Jardim contribuiu com a publicação do artigo: “LGPD no futebol: adequar-se para criar oportunidades”.
O artigo discorre sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no futebol, destacando as vantagens competitivas para aqueles que souberem como se utilizar da adequação do clube à LGPD para gerar novas oportunidades de negócio.
Afinal, estando “em dia” com a legislação, além de ser um dever, cria oportunidades concretas de geração de valor para os atores do mundo do futebol.
No artigo publicado, destaca-se que os clubes de futebol têm em mãos dados pessoais diversos e preciosos que, uma vez iniciado o processo de adequação à LGPD, podem ser convertidos em informação útil e até mesmo um grande ativo do clube.
É possível, por exemplo, fomentar uma inteligência de dados que não dependa da identificação individualizada das pessoas para permitir que um clube conheça, de maneira mais assertiva, o perfil do seu torcedor, estreitando e qualificando o relacionamento com a base de fãs e potencializando a geração de receitas.
Veja que o uso regular e legal de uma base de dados pode propiciar uma interação mais efetiva com o principal consumidor e patrimônio de um clube: a sua torcida.
Você pode conferir uma versão ainda mais completa do artigo publicado na revista da CONFUT, neste link.
Convidamos você a acompanhar em nossas redes sociais como será a participação do escritório na CONFUT Sudamericana.