Sobre o evento

No dia 05/02/2021 o novo Plano Diretor de Belo Horizonte completou 1 ano de vigência.

 

Durante o seu tumultuado processo de aprovação, várias projeções foram feitas a respeito, principalmente, do impacto que a a redução generalizada do coeficiente de aproveitamento básico dos terrenos da Capital mineira teria sobre o mercado imobiliário.

 

Seria a mudança capaz de encarecer o custo de incorporação de novos empreendimentos? O que aconteceria com o preço de lotes vagos?

 

Embora ainda esteja em curso o prazo de transição entre o plano diretor anterior e o atual, com parâmetros urbanísticos diferenciados, muitos pontos da nova lei ainda não são claros para a maioria da população.

 

Para analisar os principais pontos do novo Plano Diretor de BH e os efeitos do seu primeiro ano de vigência sobre o mercado imobiliário, reunimos um time de peso em um webinar imperdível. Assista!

 

Conheça os participantes

Rafael Lage

Moderador

É sócio fundador do escritório Lage e Portilho Jardim Advocacia e Consultoria, especializado em Direito Civil (PUC/MG), Direito Empresarial (CAD) e Direito Ambiental e Urbanístico (PUC/MG), associado ao Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM) e membro das Comissões de Incorporação, Loteamentos e Comunidades Planejadas e Notarial e Registral.

Renato Ferreira Michel

Renato Ferreira Michel

Engenheiro Civil, Vice-presidente da Área Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Sinduscon-MG, Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais  –  FIEMG, Conselheiro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, Representante do setor empresarial no Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) e Sócio diretor da Seven Engenharia.

Leonardo Castro

Advogado com graduação pela UFMG, experiência em infraestrutura e desenvolvimento urbano. Na Prefeitura de Belo Horizonte, chefiou departamento jurídico e foi Secretário de Planejamento Urbano, acumulando as pastas de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Emprego, tendo participado diretamente do processo de discussão e aprovação do novo Plano Diretor.

Foi Diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo, estatal da Prefeitura de São Paulo encarregada de projetos urbanísticos. Participou do International Visitor Leadership Program (IVLP) realizado na área de planejamento de infraestrutura e mudanças climáticas pelo Departamento de Estado dos EUA.

Marcela Trópia

Marcela Trópia

É vereadora em Belo Horizonte, eleita pelo partido NOVO com a sexta maior votação da cidade. Especialista em políticas públicas, formou-se pela Fundação João Pinheiro (MG) e realizou pós-graduação em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (SP). Foi responsável por coordenar a campanha vitoriosa do deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) e atuou como coordenadora política do gabinete do deputado estadual Guilherme da Cunha (NOVO-MG). Na Câmara, é líder da bancada do NOVO e presidente da Comissão de Educação.

Para se aprofundar ainda mais, não deixe de ler os nossos artigos sobre o tema:

Ficou com alguma dúvida?

10 + 13 =