Due Diligence
Imobiliária
Você é corretor de imóveis ou gestor de imobiliária?
Podemos te ajudar a melhorar bastante o nível dos seus serviços de intermediação!
Ofereça aos seus clientes uma solução ainda mais completa na hora de vender ou comprar um imóvel, anexando ao processo de negociação um relatório jurídico detalhado de due diligence.
Fazemos uma análise detalhada e completa de todos os documentos e certidões relacionados ao imóvel e a seus proprietários, examinando, inclusive, eventuais ações judiciais e administrativas que possam gerar algum risco futuro ao comprador.
Se o seu cliente está vendendo o imóvel, a due diligence analisará a situação jurídica do comprador, garantindo ao proprietário a necessária segurança na hora de alienar seu patrimônio.
Você é corretor de imóveis ou gestor de imobiliária?
Prestamos assessoria jurídica em todas as etapas do projeto imobiliário, seja de pequena, média ou alta complexidade, envolvendo desde a negociação do terreno até o pós-venda.
Está comprando ou vendendo um imóvel?
Conte conosco para te propiciar segurança jurídica!
Fazemos uma análise detalhada e completa de todos os documentos e certidões relacionados ao imóvel e a seus proprietários, examinando, inclusive, eventuais ações judiciais e administrativas que possam gerar algum risco futuro ao comprador ou ao vendedor.
Esse serviço é recomendado tanto para a compra de um único imóvel quanto para um grande empreendimento.
Etapas do serviço
1) Entendimento do negócio pretendido
Entendimento do objetivo de cada uma das partes envolvidas e das condições comerciais da negociação pretendida, com análise das minutas do contrato que regerá a operação, se existente.
Se não existente, você também pode contratar conosco a elaboração do contrato.
2) Análise da legitimidade do(s) vendedor(es)
Primeira análise da matrícula imobiliária para verificar o histórico dominial e a legitimidade do(s) vendedor(es) para negociar o(s) imóvel(is) em questão.
3) Avaliação da regularidade do(s) imóvel(is)
Análise de documentos que possam apontar dívidas, pendências ou embaraços no(s) bem(ns), eventualmente não considerados na negociação inicial, tais como:
- Matrícula(s) imobiliária(s) (novamente);
- Certidão de ônus e ações reais;
- Certidão de origem;
- Certidão tributária do(s) imóvel(is);
- Débitos condominiais, se aplicável, etc.
4) Avaliação da situação jurídica do(s) proprietário(s) e dos riscos do negócio
Emissão e análise de documentos relacionados à regularidade jurídica das partes, como:
- Certidões tributárias;
- Certidões de ações cíveis, trabalhistas e fiscais;
- Certidões de protesto;
- Processos judiciais eventualmente identificados etc.
Se você está vendendo o seu imóvel, a due diligence também pode ser contratada para analisar o risco relacionado ao comprador.
5) Elaboração de relatório final
Concluídas as etapas anteriores, apresentaremos um relatório escrito, assinado pelo profissional responsável pela due diligence, em que serão apontados os principais fatores de risco e de validação do negócio pretendido, bem como as considerações relevantes, que permitiram aquela conclusão.
Veja como é o relatório
Ainda está em dúvida?
Leia o nosso guia completo sobre a Due Diligence Imobiliária, onde explicamos o que é e qual é a importância desse trabalho preventivo de problemas e pendências legais em qualquer negociação de imóveis e empreendimentos imobiliários:
Due Diligence Imobiliária: tudo o que você precisa saber
Negociações envolvendo imóveis geralmente possuem um valor financeiro alto, por isso é de suma importância apurar situações envolvendo esses bens para além da matrícula no cartório de imóveis. Entenda o que é e a importância desse trabalho preventivo de problemas e pendências legais em qualquer negociação de imóveis e empreendimentos imobiliários.
Nossas outras publicações relacionadas ao tema
Retrospectiva: confira os temas que movimentaram o mercado imobiliário em 2024
Introdução O mercado imobiliário está em constante transformação e em 2024 não foi diferente! Vamos a uma retrospectiva? Abordaremos neste artigo: A expectativa de aumento da carga tributária como efeito da reforma tributária; Os benefícios decorrentes da dispensa da...
Venda de imóvel em inventário: o que muda com a Resolução 571/2024 do CNJ?
A Resolução 571/2024 do CNJ facilita a venda de imóvel em inventário e dispensa a obtenção de Alvará Judicial. Entenda!
Smart contracts: como pode ser aplicado no setor imobiliário
A introdução dos smart contracts no setor imobiliário promete simplificar transações complexas, reduzir custos e acelerar processos. Entenda!
Condomínios Edilícios: administração e taxa condominial
Uma gestão eficiente e transparente é um dos principais desafios na administração de condomínios edilícios. Entenda quais são as normas.
Tecnologia no mercado imobiliário: tendências e questões jurídicas
A convergência entre tecnologia no mercado imobiliário e negócios já não é uma tendência passageira, mas uma realidade consolidada que transforma as operações, desde a compra e venda até a locação e gestão de imóveis. O impacto dessas inovações é sentido por todos os...
Condomínio edilício: aspectos jurídicos e práticos
Em condomínio edilício, sempre haverá pluralidade de proprietários, compartilhando o direito real de propriedade sobre a mesma edificação. Entenda!
Advogado especialista em leilão de imóveis
Você sabia que existe advogado especialista em leilão de imóveis? Entenda como é a sua atuação.
Condomínio e incorporação no registro de imóveis
Entenda neste artigo como funciona a formalização de condomínio e incorporação no registro de imóveis. Confira!
Quanto custa a transferência de um imóvel?
Você já parou para pensar quanto custa a transferência de um imóvel? Neste artigo, destrinchamos o tema para você. Confira!